8 de fev. de 2013

Literatura Africana

A África possui uma rica e variada literatura que foi se desenvolvendo através dos tempos. Sua literatura escrita esteve sempre em débito com a literatura oral, na qual se incluem os contos populares, frutos da imaginação popular cujos personagens mais famosos são a tartaruga, a lebre e a aranha, difundidos por todo o continente e também no Caribe, Estados Unidos e Brasil, como resultado do tráfico de escravos africanos.

A primeira literatura escrita aparece no norte da África e, assim como as obras do teólogo cristão Santo Agostinho e do historiador islâmico do século XIV Ibn Khaldun, apresenta fortes vínculos com as literaturas latina e árabe.

As primeiras obras escritas da África ocidental datam do século XVI e são fruto do trabalho de eruditos islâmicos sudaneses como Abd-al Rahman al-Sadi e Mahmud Kati. A primeira poesia escrita era de caráter religioso e o poeta mais relevante foi AbdulAh ibn Muhammed Fudi.

Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/literatura-africana.html

2 comentários:

Sueli disse...

Oi. Precisa de livros que relatam sobre "Representações da violência na literatura africana". Mande para mim, por favor.
Abraço.

Unknown disse...

Gostei de saber um pouco mais sobre literatura africana vou me aprofundar um pouco mais no assunto